quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Solo de Marte



Lua Crescente com o planeta Júpiter (foto tirada por este bloguista em outubro/2009 - (just click)

A questão se reverte a cada dia em prol da dinâmica dos fatos que envolvem os progressos alcançados pela astronomia, em especial as que se contemporizam com as recentes descobertas empreendidas pela sonda Mars PathFinder, atualmente em atividade em solo deste planeta.

Verifica-se que os trabalhos de prospecção por região geológicas em Marte são alentadoras. A perspectiva sai em muito do campo das hipóteses e voltam-se para os reais fundamentos da ciência propriamente dita e comparativa.

O solo de Marte tem características das mais semelhantes com as do planeta Terra. Algo de muito revolto aconteceu naquele planeta em épocas remotas que fez com que sua geografia propriamente dita pudesse captar possibilidades até então inimagináveis, descritas comparativamente.

O mundo da ficção científica se assemelha com o que da realidade naquele planeta e em particular nos últimos cinco anos desta década. Ficção vira realidade e robôs tomam o lugar do ser humano. A alentadora possibilidade da presença de água em solo de Marte já se caracteriza como um verdade do que um meio mais do que acautelador. Contudo, as evidências advindas das fotos da sonda PathFinder são provas cabais de que o então chamado de "planeta vermelho" tem solo arenoso e com características de formação de arenitos em formação de maciços barrosos diversos, ora em sedimentação, ou em estado sólido, principalmente em forma de rochas ou montanhas sedimentares, algumas até esfoliadas.

Diversas são as crateras ali existentes que dão forma e contéudo de que Marte tem características semelhantes com as do planeta Terra. Das suas formações rochosas constata-se que os elementos geológicos ali contidos têm origem advindas de antigas formações e transformações solares, em barro, onde a sua superfície e o seu contéudo poderá evidenciar rochas do tipo graníticas, feldstato, calcárias, cristalinas, e algumas até em formação para ametistas etc.

Do barro (solo) contido em sua vasta planície aparentemente estéril, constata-se agora que possue diferentes camadas de argila, tendo no seu interior, amplas possibilidades de se encontrar resíduos ou até aquíferos subterrâneos capazes de abrigar algum tipo de atividade em ebulição.

No mais, avalia-se aqui, que os custos de envio da sonda e dos seus resultados encontrados até agora são contabilizados como não expansivos, se em comparação, tivesse a Nasa ou demais centros de pesquisas aeroespaciais, tentado enviar foguetes tripulados a este planeta.Possibilidade ainda muito remota de acontecer nesses próximos 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tente, vá ao começo e não saia sem deixar seus comentários.

Arquivo do blog

Seguidores

Blog Archive

About Me

Minha foto
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."

Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."
Powered By Blogger