terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Greve dos Médicos em Caruaru

A situação dos médicos grevistas em Caruaru continua sem chegar a um denominador comum, ou que venha a ser aparentemente conciliatório e em benefício à classe dos médicos e da população em geral. É o que destaca hoje, (11/08), na Coluna do do Sindicato dos Médicos de Pernambuco - SIMEPE, no Jornal do Commercio do Recife.

Segundo a Coluna, dedicada ao direito de resposta do prefeito de Caruaru, José Queiroz, que em nota oficial, datada de 07/08, responde ao movimento grevista ao decretar reajuste salarial que estava na casa de R$ 922.00, para R$ 2.200,00. A Diretoria o SIMEPE, indignada, acha que esse patamar é indigno e inferior às necessidades do médicos.


A questão em pauta não deixa de ser política, mas extremamente social. Mesmo assim, o prefeito José Queiroz, "acha que os grevistas são uma minória de insurgentes intransigentes e que não representam o conjunto da maioria da categoria unida". Já o SIMEPE não entende as declarações do Prefeito, ao contrapor suas denúncias com, a seguinte declaração: "os médicos comparecem aos plantões, e os serviços de urgência não pararam, e que não há falta de médicos, mas o que ocorre na verdade é a falta de novas contratações".

Acredita ainda o SIMEPE que as declarações do prefeito José Queiroz de que não governa com os médicos só desmerece à classe e desconsidera a população". Informa ainda o SIMEPE que, "Caruaru está perdendo médicos para outros municípios e a única maneira de fixar profissionais é com concurso público, carreira, salário, direito de adoecer, se atualizar e se aposentar", destaca ainda em resposta na coluna do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

O SIMEPE que, administra e deseja assinar com o Prefeito um movimento pela valorização do médico e do serviço público, através de um Termo de Compromisso que venha a contemplar TODOS os itens da pauta, nos seus prazos e limites de urgência que o caso requer, acrescenta que, este documento já foi realizado com o Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife e com a Prefeitura de Petrolina, que juntos, representam mais de 70% dos médicos do Serviço Público de Pernambuco".

Para completar, o SIMEPE conclama a Prefeitura de Caruaru para que contrate os médicos necessários para completar os quadros profissionais deste município, dever e obrigação da edilidade. Declara ainda o Sindicato dos Médicos de Pernambuco que deverá invocar o Código de Ética Médica, no sentido de conclamar os contratados a título precario para se integrarem ao movimento. O SIMEPE também confirma que não aceita nenhuma forma de "coronelismo" a exemplo do, "desligamento dos profissionais fragilizados pelo vínculo precário ou rumores desconstrutivos. Portanto, segue ainda em resposta, que, também está contrário a qualquer forma de "opressão" advinda da Prefeitura de Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tente, vá ao começo e não saia sem deixar seus comentários.

Arquivo do blog

Seguidores

Blog Archive

About Me

Minha foto
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."

Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."
Powered By Blogger