domingo, 5 de julho de 2009

Líder da Oposição em Mianmar poderá ser libertada

É insustentável a situação por que passa a ganhadora do prêmio Nobel da Paz em 1991, Aung San Suu Kyi, líder da oposição do governo militar que se intalou em Mianmar, (ex-Birmania), desde 1962, e oposicionista à junta militar que governa o país. Aung Kyi foi eleita em 1990 por esmagadora maioria, mas desde então continua presa.

As condições por que passa essa senhora de 63 anos é constragedora e teme-se pelo estado de saúde causado pelos atentados à sua vida, além das sucessivas prisões, ora domiciliares ou em presídios.

Aung San Suu Kyi desejava a liberdade e a democracia em seu país. No entanto, diversas são as ordens de prisão, por que passa, ocasião e que o governo militar decretou novamente a volta da prisão em regime em domiciliar da líder oposicionista, onde se encontra atualmente.

São 13 anos que Aung Kyi vive em cativeiro e a junta militar ainda não se sensibilizou em promover um julgamento decente e colocar em liberdade a ganhadora do Nobel da Paz e líder da oposição. Recentemente, Koichiro Matsura, diretor da UNESCO, esteve com o general, Than Shwe, onde entregou uma carta solicitando a libertação da prisioneira. Também o presidente da ONU, Ban-Ki Moon, já se manifestou publicamente diversas vezes pela libertação da prisioneira.

A crise por que passa Mianmar, por conta das sucessivas supressões dos mais elementares direitos civis e humanos mantidos pelo general Than Shwe, chefe em comando da junta militar desse país asiático, fez com que países e lideranças de todas as nações deste continente, a exemplo do, Japão, Coreia o Sul, China,Filipinas, entre outros, resolvessem formar uma comissão para interceder junto ao Governo do Mianmar.

Ainda segundo declara o porta-voz do departamento de Estado do EUA, Robert Wood, "é necessário que a junta militar que governa o país liberte os 2 mil prisioneiros políticos do regime", depois de solicitar também a liberdade da prisioneira.

Aung San Suu Kyi além do prêmio Nobel da Paz, é filha do heroi nacional, Aung San, e ainda de acordo com os últimos informes vindos daquele país, haverá está semana, um novo julgamento promovido por Than Shwe, que poderá colocar definitivamene em liberdade a mulher que mais tempo passa em prisão no mundo de que se tem notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tente, vá ao começo e não saia sem deixar seus comentários.

Arquivo do blog

Seguidores

Blog Archive

About Me

Minha foto
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."

Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."
Powered By Blogger