sexta-feira, 19 de junho de 2009

Zé da Saúde vai mal em Caruaru



*************************************************************************************

Já na data maior das festividades juninas em Caruaru,PE,também conhecida como a 'capital do forro', enfrenta problemas com os péssimos índices de saude pública. Hoje, em ato de conscientização à população deste município,um expressivo número de médicos irá realizar movimento público. Para tanto, estarão vestidos de preto ou usando camisetas também na cor preta, simbolizando luto pelas precárias condições de trabalho e baixos salários, além de outras reivindicações que a categoria passa neste município.

Vestindo camisetas que ostentam slogans como ""O Zé Voltou e a Saúde Piorou", profissionais da área médica estaram realizando passeatas com faixas e demais dizeres, onde cogita-se, ainda, realizar um ato simbólico pacífico, que será o de abraçar o Hospital São Sebastião, uma das unidades mais tradicionais de Caruaru.

A greve tem ainda o objetivo de alertar a população para as precárias condições de atendimento por que passam os pacientes que se destinam às clínicas de saúde municipais e até mesmo os hospitais sob a responsabilidade do Governo do Estado.

Já a Secretaria de Saude de Caruaru recebeu a muito contragosto a Comissão constituída pelo SIMEPE, e pelo CREMEPE, e depois de avaliar a situação,decidiu conceder um reajuste de menos de 10% aos médicos. Mesmo assim, essa proposta vai ser avaliada pela órgãos de classe logo depois do ato público de hoje, onde terão tempo para oferecer uma contraproposta mais condizente mais condizente com a atividade da categoria em Caruaru.

Em algumas policlínicas municipais, o atendimento diário chega em média de 200 pacientes por turno médico de 24 horas. Como cada policlínica deveria ter pelo menos tres ou quatro médicos de plantão diario, afora enfermeiras e atendentes, enfermaria e medicamentos, em quantidade compatível com às necessidades dos municipes,o movimento que ora se inicia em plena data maior das festividades da tradicional comemoração do São João Caruaruense tem como propósito o de unir o povo às reivindicações pela melhoria de saúde nesta cidade.

Como acontece todos os anos, o São João em Caruaru leva aproximadamente 40 dias de duração. A falta de médicos e do atendimento com o qual a população já está acostumada a receber em caso de necessidade, deverá alertar não somente para os problemas por que passam os médicos nesta cidade, como para o caruaruense, que se vê numa situação em que não haverá atendimento devido ao movimento pacífico e de esclarecimento a população, e aos poderes públicos responsáveis pela condução da política de saúde nesta Cidade.

Os caruaruenses, acostumados que estão a receber um expressivo número de visitantes e turistas para desfrutar de momentos de alegria e congraçamento popular numa festa regional de reconhecimento nacional, acreditam que a Saúde volte à normalidade e os médicos, que com esse ato simbólico de hoje, 19/06, venha a ser definitivo e concludente para que a Secretaria de Saúde do Município atenda às reivindicações amplamente requeridas e discutidas em Assembleias, ocasião em que a categoria resolveu por unanimidade realizar o movimento paradista em prol da melhoria de salários, entre outras reivindicações. A expectativa é que as negociações voltem e os médicos a possam atender ao povo nas diversas casas de saúde em Caruaru em condições compatíveis e salários adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tente, vá ao começo e não saia sem deixar seus comentários.

Arquivo do blog

Seguidores

Blog Archive

About Me

Minha foto
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."

Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."
Powered By Blogger