segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Atlantis e Esquadrilha da Fumaça dão Show nos Céus




Foto crédito da Nasa


Enquanto a Esquadrilha da Fumaça esteve em festiva apresentação na praia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco, ontem, (22/11), realizando acrobacias que deixaram os banhistas com a respiração suspensa, o ônibus espacial Atlantis, encontra-se em sua missão de número STS-129, onde já se espera ter concluído os preparativos para realizar o seu terceiro vôo orbital, tendo sob o comando os astronautas Randy Bresnick e Robert Satcher.

Nesse vôo do Atlantis levou ainda grande quantidade de carga, afora peças de reparação para laboratórios à ISS (Estação Espacial Internacional). A bordo se encontram sete astronautas que se revesam em atividades de acompanhamento do vôo do astronauta Bresnick, além de uma série de verificações da instalação de equipamentos já em uso, entre outras tarefas. Informes da Nasa que nos chegam via email neste momento, dão conta de já foram instalados os tanques de alta pressão e que o decorrer de tempo está 30 minutos além do previstos para os astronautas desde que os mesmos entraram na cabine e saíram em seu passeio espacial de reparação na ISS. Esse tanque de ar de alta pressão serve para equilibrar a nave e os controles dos astronautas quando do se reingresso na ISS.


Esquadrilha da Fumaça em Recife

Enquanto isso, ainda ontem, a Esquadrilha da Fumaça (EDF), deixou a imensa platéia de banhistas que se fizeram presentes à praia de Boa viagem, em frente ao tradicional Edifício Acaiaca, e realizaram acrobacias que exigiram perícia e adestramento dos pilotos da FAB, que se não fosse o tempo encoberto teriam empreendido todas as atrações previstas quando das suas apresentações no Brasil e no exterior.

O comandante da EDF, que tem à frente o tenente-coronel aviador natural de Pernambuco, José Aguinaldo Moura, realizou todo quase cronograma de acrobacias que foram bastante aplaudidas pelos banhistas, todavia, se não fossem as baixas nuvens que quase deixaram completamente encoberto o céu, inviabilizando algumas atrações previstas, o espetáculo seria do total agrado geral.
A Esquadrilha da Fumaça tem uma experiência acumulada de 57 anos de atividades que fizeram dessa unidade de vôo, um marco em apresentações aéreas. Portanto, a EDF iria ainda realizar algumas manobras verticais, conforme o previsto. Para que a apresentação fosse completa faltaram ainda as palavras de saudação que a Esquadrilha sempre escreve no céu e o tradicional 'coração de fumaça' que fazem a felicidade dos espectadores sempre quando chega ao término de suas apresentações.

A Esquadrilha da fumaça (EDF) utiliza aviões da classe tucano do tipo T-27 e é formada por 13 pilotos em vôo e 13 que ficam em terra e se revesam durante todo o espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tente, vá ao começo e não saia sem deixar seus comentários.

Arquivo do blog

Seguidores

Blog Archive

About Me

Minha foto
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."

Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
"Uma pessoa que se encontrou muito cedo."
Powered By Blogger