Escrever sobre um Beatle é algo que requer conhecimento de causa. É que todos sabem muito sobre esses quatro rapazes que tomaram conta do mundo e ditavam modismos, conceitos, e comportamentos, através de um estilo musical espetacular. Portanto, a responsabilidade sempre é muito grande ao citar este ou aquele assunto que venha a envolver qualquer um deles.Este artigo, portanto, é a minha modesta contribuição a esse que foi um dos mais alegres e capazes guitarristas solo que o rock'n'roll teve a oportunidade de conhecer.
Difícil para George Harrison aparecer diante de três dos mais geniais colegas compositores que faziam parte do até então The Quarry Men, mas ele apareceu como que num passe de mágica. George Harrison tinha que ser o melhor dos melhores naquilo em que todos os seus colegas tinham de mais sútil: o excelente domínio da guitarra solo, uma voz extraordinária e um sentimento de saber o momento certo de requerer sua participação entre os três amigos no contexto da canção que se tocavam no compasso certo. Fazia sua marcação com a perna direita.
Para ele, a apresentação-convite feita por Paul McCartney a John Lennon, quando este descobriu que George já tocava guitarra, oportunidade essa que ele tanto esperava, mesmo já tendo a sua própria banda, The Rebels, aconteceu! De de família extensa, uma vez comparada com a dos outros Beatles, George Harrison era filho de Louise e de Harold Harrison, este motorista do ônibus escolar. Portanto, o pai de George Harrison, atuava no sindicato dos motoristas da categoria, enquanto sua mãe era do lar. George Harrison tem dois irmãos, que se chamavam Peter (guitarrista na sua primeira banda) e Louise Harrison (Ainda proprietária de Hotel em Illinois-EUA).
George Harrison nasceu na cidade de Liverpool, no dia 25/02/1943. Mais tarde, sua formação religiosa foi consolidada e ele se torna um Espiritualista. Consta que, a sua mãe, Louise, era de origem irlandesa. Isso está confirmado através de dados bibliográficos cartoriais ingleses, onde constam ainda que os pais de sua mãe vieram para Liverpool, provenientes de Wexford, Irlanda. George Harrison foi cantor, compositor, guitarrista, afora produtor de filmes, além de ter lançado diversos outros cantores atuantes na música pop mundial, a exemplo de Madonna, um dos seus lançamentos e que continua uma excelente pop star. Em filmes, tem participação efetiva no também sucesso: "The Material Girl".
Apesar da conhecida e famosa apresentação a Paul McCartney em 1958, somente em meados de 1959, e depois de diversas tentativas em formar grupos, a exemplo do seu próprio, The Rebels, depois os The Rory Storm and The Hurricanes, e finalmente ao Les Stewart Quartet, George Harrison uniu-se ao então The Quarry Men, ainda com a seguinte formação: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best. Todavia, um ano depois (1960), decidiram já os quatro, definitivamente pelo nome mais popular em termos de banda rock'n'roll do mundo: The Beatles.
George Harrison era o que se poderia chamar de um garoto prodígio. Com a idade de 12 para 13 anos, comprou a sua primeira guitarra por 3 libras e 12 shillings. Era ainda, segundo consta, uma legítima Egmond. Passou em exame de admissão com a idade de 11 anos e estudou no Liverpool Institute for Boys, atualmente com o nome de Liverpool Institute for Performing Arts.
Liverpool, entretanto, na época, era uma cidade adequada para se fazer música. Populosa e portuária, e sempre repleta de marinheiros que traziam notícias do mundo, fez com com que esse burburinho viesse a ajudar a formar a personalidade de George Harrison, e atuou sobremaneira na intelectualidade sobre como dele pode conceber e conquistar um mundo cheio de novidades. Sem dúvidas que a Liverpool da sua idade continua sendo uma cidade que aspirava uma certa elegância somada com a decadência dos tempos áureos da Inglaterra, então "Dona dos Sete Mares". Entretanto, mudou e se tornou conhecida como a cidade onde nasceram o Quarteto mais famoso do mundo.
É nesse ambiente cosmopolita, que o então garoto, taxativamente rotulado por John Lennon de,"Mas ele é apenas um garoto?", afirmativa esta, que não chegou a intimidar o prodígio latente que já emanava em George Harrison, e que fez com ele viesse a ser chamado convenientemente do "Quiet Beatle".Sim, George Harrison era quieto por simplicidade e compadrio com seus novos parceiros e sua guitarra, que ele fazia quase 'falar' com os seus solos iniciais e geniais, tudo, numa época em que os queriam ou sabiam manusear um instrumento musical tinham que se matricular em uma escola de música clássica ou do gênero.
Dessa forma, para George, o progressivo conhecimento musical juntamente aos seus três amigos foi o elemento essencial para que este viesse apresentar o seu talento e senso de iniciativa, afora um notável equilíbrio em termos de noção de conjunto: falava o necessário e tocava de maneira extraordinária. Essas qualidades fizeram com que a famosa dupla de cantores e compositores conhecida por seus também notáveis músicos, Lennon\McCartney, ficassem à vontade para escrever belas canções que estão a fazer sucesso há mais de 45 anos.
Sem dúvidas que George Harrison foi um solista dos melhores e soube descobrir caminhos para que os seus três companheiros pudessem apresentar as mais diferentes notações musicais jamais vistas num de ritmo novo, do qual já eram mestres habilidosos. Nada passava entre os Beatles sem que George Harrison não tivesse uma participação. Era comum, logo após os solos "cantados" por John\Paul\Ringo, seguirem-se por medleys incríveis, solos esses, que se tornaram conhecidos por gerações e gerações de roqueiros, porém, como que encantados, eram imitados ou idealizavam-se novas bandas de rock mundo afora. Dizemos com propriedade até que os solos de George eram como que cânticos que se seguiam seguidamente e recorrentes às vozes de John, Paul e Ringo.
Tendo ainda muita criatividade com o uso da sua guitarra, cedo, George Harrison descobriu que poderia acrescentar um outro som meio que exótico, porém, logo adaptado ao beat da nova era do rock'n'roll, que era a sitar. Esse instrumento, por sua vez, de origem indiana, e que foi de imediato aprendido por George Harrison, teve o seu destaque inicial junto aos Beatles na canção de nome "Norwegian Wood", música que veio a ser mais um hit entre as muitas contidas quando do lançamento do álbum Rubber Soul (1966).
Porém, coube ao roqueiro David Crosby (1965), do The Byrds, ocasião em que os Beatles faziam uma excursão aos EUA, apresentar esse instrumento a George Harrison, e, posteriormente, o músico indiano, Ravi Shankar foi convidado pelo próprio Beatle, do qual o indiano demonstrou ser um excelente amigo, onde, ocasionalmente ensinava solos indianos a George Harrison que o encantava. Aprimorava seus conhecimentos num instrumento ao qual aprendera a manusear sozinho.
Daí em diante, o Quiet Beatle passou a ser requerido em muitas canções e mostrou talento e qualidades musicais incomparáveis, somente vistas no seus dois amigos, Lennon\McCartney. Assim, uma apropriada retrospectiva sobre o trabalho de George Harrison na qualidade de compositor, não poderia deixar de lado uma digressão já na primeira música a ele composta de nome, "Don't Bother Me" (1963).
O nome dessa canção chega a ser adequada à personalidade musical de George Harrison que tinha em seus solos uma performance e uma unidade excelentes, além de uma forma de se comunicar com seu imenso público, únicas.
Essas qualidades, por sua vez, requeriam que ele fosse o 'garoto calado', posto que a guitarra solo, instrumento em que nas épocas iniciais dos Beatles, e nos momentos de introspecção requeriam e exigiam até mesmo de um George Harrison, muita concentração e inspiração e que, portanto, se transformavam em excelentes qualidades para um músico que pensava e tocava ao empregar sua guitarra solo em canções onde esses mesmos solos eram necessários e davam algo parecido como que uma "claquete" para que os três colegas criassem com os seus acordes musicais, ora cantados, ora em guitarra base, ou ora nos solos de bateria de Ringo Starr, composições inigualáveis.
Enfim, com a separação dos Beatles já em abril de 1970, os quatro lordes da música e do rock'n' roll iniciavam uma nova fase musical. George Harrison, meio que suplantado pelo talento dos seus dois companheiros de banda (Lennon\McCartney) e agora livre dos compromissos, iniciou sua carreira solo com um LP duplo em benefício às crianças carentes da Índia, denominado de "Concert For Bengladesh".
George Harrison vem a se casar pela segunda vez com Olivia Trinidad Arias, mãe do seu único filho Dhani Harrison no dia 02\09\1978. A cerimônia acontece na sua casa e tem como padrinho o cantor Joe Brown. Eles se conhecem desde 1974, ocasião em que Olivia era secretaria da A & M Records.
Daí, seguiram-se outros lançamentos e novas gravações, que tinham no selo da Crazy Horse, um elemento maior e iam se destacando através da Crazy Horse, e que dia a dia agregava excelentes composições, as quais, algumas, mesmo depois da tumultuosa e (necessária) separação dos Beatles, não deixaram de ter a participação individual da excelência dos seus três amigos em alguns trabalhos de George Harrison, e deste para com os seus amigos.
Entretanto, tem-se como certa que a vida agitada de concertos e apresentações em diversos países pelos Beatles, bem como, a morte prematura de Brian Epstein, empresário que praticamente lançou os Beatles no mercado inglês e internacional, afora o casamento dos quatro de Liverpool, foram os causadores da separação dessa que continua sendo uma das mais discutidas, comentadas e adoradas bandas de rock'n'roll que já surgiu no mundo.
George Harrison veio a falecer no dia 29\12\2001, em Los Angeles, com a idade de 58 anos, vitimado por um câncer. A sua família pediu somente um minuto de silencio aos seus milhares de fãs e admiradores em todo o mundo, imediatamente no dia seguinte ao comunicado oficial de sua morte, em 03\12\2001, em clara homenagem ao mais famoso guitarrista de todos os tempos. Aos seus momentos finais foram lidos, por um Padre Indiano, orações e mantras, até George Harrison não ter mais forças.
Com a morte do mais conhecido e estimado dos guitarristas dos Beatles, sua mulher, Julia Trinidad Arias, passa a herdar todos os bens de George Harrison.
Segundo consta, será construído um memorial em homenagem a George na Austrália, precisamente na ilha de Hamilton, local em que George Harrison possui uma casa de praia. George Harrison ganha uma estrela na Calçada da Fama. Entra também para o Rock 'n'roll Hall of Fame. As homenagens são muitas e merecidamente outorgadas. Os familiares, amigos e demais componentes dos Beatles se fazem presentes a todos as solenidades.
Ainda, segundo a opinião dos seus vizinhos em Liverpool, George era uma pessoa "alegre, simples, tranquila, e sempre evitava multidões". Por conseguinte, a fama para ele era algo que sabia conviver sabiamente.
Entretanto, até o final de seus dias, George Harrison trabalhou incansavelmente para terminar aquele que foi o seu último disco: Brainwashed. Todavia, vitimado pela doença, deixou o trabalho inacabado. A responsabilidade em terminar Brainwashed, coube ao seu filho Dhani Harrrison, juntamente com Jeff Lynn. Brainwashed foi lançado no dia 18\11\2001. Imediatamente o álbum alcançou o 18º lugar nas paradas de sucesso da Billboard.
Pode-se afirmar que a vida de George Harrison, o mais novo dos três Beatles, fez com que ele vivesse como quisesse. Ou seja, trabalhou incansavelmente pela promoção da música jovem, de novos ritmos, pelo humanitarismo entre os povos e pela evolução espiritual e familiar que o acompanhou desde os momentos mais alegres, aos mais difíceis de sua extraordinária carreira musical.
Além de George Harrison que faleceu de câncer, os seus pais também vieram a falecer da mesma doença. Seu pai morreu com a idade de 70 anos. Então com a idade de 62, sua mãe vem também a falecer. George também perdeu o irmão, Harry, que morreu nos anos 90 e Peter faleceu em 2007, todos acometidos de câncer.
Referências Bibliográficas:
- Anthology, Apple Corps Ltd, 1997, at al.
- Many Years From Now, Miles, Barry, Dorea Books Ltda, 1997.
- Life as I lived, Valois, Marco, 1998.
- Wikepedia, Enciclopedia Livre da Internet.
- http://www.uol.com/educacao
***********************************************************************************
(*) Marco Valois é jornalista formado pela UFPE. Tem Especialização nos EUA, onde estudou no The Henry Grady School of Journalism and Mass communication, GA, USA. Tem trabalhos publicados sobre música, notadamente o rock'n'roll, na internet. Tem na Astronomia trabalhos de expressividade também publicados em newsletters e que tem repercussão mundial. Dedica-se ainda ao estudo do Meio Ambiente e Ecologia, onde teorizou sobremaneira aspectos que são legitimados por aqueles que se dedicam ao estudo do planeta Terra, ao desenvolvimento e bem-estar social da humanidade. Inventor e cientista dos mais atuantes, Marco Valois ainda tem tempo para dedicar ao estudo de melhorias e procedimentos em técnicas e inventos diversos. Escreve atualmente para blogs de relacionamento e em geral.
É um blog. Como muitos, com certeza, terá notícias. Terá também a alegria de trazer novidades. Será atual e ao mesmo tempo retratará situações científicas, físicas e humanas. Será sem dúvida, para mim, um dos mais atuantes blogs em que tenha participado. Espero agradar.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
eleições e o PT
Monumental até, pode-se dizer, a maneira com que o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o seu candidato à Presidência da República semana passada. O clima de entusiasmo e de "já venci" era evidente entre os companheiros reunidos naquela assembléia.
Sabe-se de há muito que a sucessor de Lula seria Dilma Roussef. Pensou-se até em mudar o sistema constitucional brasileira para manter o próprio Lula como presidente, no que ele mesmo rechaçou veemente em público, isso na medida em que era indagado.
Acredita-se agora que os mais exaltados estavam errados em manter o 'cumpanhêro' no Palácio do Planalto a qualquer custo, independente dos propalados 85% de votantes favoráveis na 2ª eleição do "Menino do Brasil".
Para confirmar sobre tal especulação, basta verificar o que aconteceu lá em Honduras, quando a despeito de existir uma oposição favorável à manutenção do ex-presidente Manuel Zelaya no poder, mesmo depois de verificados logo após os propalados esquemas de modificações empreendidos pelo Chefe do Executivo daquele país e seus esforços para anular uma nova eleição e continuar no poder, etc., e ver que uma eleição que se leva no tapetão é temerária, sob o ponto de vista legal e até mesmo democrático.
Sim, compete agora verificar o porquê de tamanho entusiasmo nas hostes do Petismo. Lula, vestindo um impecável blusão boliviano, era a cara do, "já que estou aqui, sou o presidente deste país" -, Evo Morales. Quanto a Dilma Roussef, ministra do Gabinete Civil do atual governo, diga-se, até e adeus, "livre' de uma doença que quase a incapacitou, e que fez com que a mesma viesse de público confirmar que estava usando peruca, que estava tomando quimioterapia, e que chegou a ficar hospitalizada, mas ao que tudo indica, está mesmo muito bem de saúde.
Importante verificar que cabe ao PT manter seu entusiasmo já que nominou o seu candidato de conformidade com a lei eleitoral etc e tal. Deve ter sido uma festa entre o Petismo do "já ganhei" daquelas.
Entretanto, já diz o ditado desse mesmo bloguista que, quem sai na frente chega primeiro. Concorrer tardiamente ou lançar um candidato à oposição petista é uma logística da qual compete aos partidos de oposição repensar como se faz política. Pergunta-se aonde está o Partido dos Democratas neste contexto em que se destaca atualmente na qualidade de um dos alicerces políticos dos mais oposiocionistas ao governo Lula? Se querem saber a verdade, aparentemente calado.
Todos sabem que quem cala consente. Consente porque talvez esta não venha a ser a melhor hora para a indicação do seu candidato. Consente à festa petista por acreditar que seu candidato é imbatível em termos de caráter, personalidade e de lealdade para com o povo brasileiro. Mas quem seria esse candidato? E cala porquê talvez acredita na continuidade do atual governo. Ao que tudo indica o seu provável nome seria o próprio Marco Maciel.
Quanto ao Partido Socialista Democrático Brasileiro (PSDB), parece que tem no governador de São Paulo o seu maior nome. José Serra é um político experiente e muito sagaz. Quieto como um quati e pronto para lançar-se candidato na hora certa. Contudo, nada fez ainda ainda pela prole PSDBista. Age mineiramente, porém, na hora em que deveria agir como um legítimo corredor de Fórmula 1!
Cabe ressaltar então, neste momento político nacional questionamentos diversos e voltar-se para verificar um outro nome de um candidato bem sagaz e atualmente meio desgastado por ações a ele atribuidas: José Sarney (PMDB). Ex-Presidente da República numa hora difícil, mas atualmente presidente do Senado já com dois mandatos, sendo o último, certamente, o mais tumultuado de sua carreira política.
Avalia-se aqui única e tão somente os nomes mais cotáveis e que estão mais em foco na mídia. Compete a sabia legitimidade do eleitor brasileiro discernir dentre os que se lançarem à Presidência, qual o mais eficaz para resolver os atuais problemas nacionais.
Por enquanto, verifica-se que a ministra do gabinete civil da Presidência da República, Dilma Roussef, vai de multidão em multidão capinando votos. Utilizando ou não a máquina administrativa para fazer política, bem que poderá chegar na frente. Nesse caso, haja continuismo com trabalho.
Sabe-se de há muito que a sucessor de Lula seria Dilma Roussef. Pensou-se até em mudar o sistema constitucional brasileira para manter o próprio Lula como presidente, no que ele mesmo rechaçou veemente em público, isso na medida em que era indagado.
Acredita-se agora que os mais exaltados estavam errados em manter o 'cumpanhêro' no Palácio do Planalto a qualquer custo, independente dos propalados 85% de votantes favoráveis na 2ª eleição do "Menino do Brasil".
Para confirmar sobre tal especulação, basta verificar o que aconteceu lá em Honduras, quando a despeito de existir uma oposição favorável à manutenção do ex-presidente Manuel Zelaya no poder, mesmo depois de verificados logo após os propalados esquemas de modificações empreendidos pelo Chefe do Executivo daquele país e seus esforços para anular uma nova eleição e continuar no poder, etc., e ver que uma eleição que se leva no tapetão é temerária, sob o ponto de vista legal e até mesmo democrático.
Sim, compete agora verificar o porquê de tamanho entusiasmo nas hostes do Petismo. Lula, vestindo um impecável blusão boliviano, era a cara do, "já que estou aqui, sou o presidente deste país" -, Evo Morales. Quanto a Dilma Roussef, ministra do Gabinete Civil do atual governo, diga-se, até e adeus, "livre' de uma doença que quase a incapacitou, e que fez com que a mesma viesse de público confirmar que estava usando peruca, que estava tomando quimioterapia, e que chegou a ficar hospitalizada, mas ao que tudo indica, está mesmo muito bem de saúde.
Importante verificar que cabe ao PT manter seu entusiasmo já que nominou o seu candidato de conformidade com a lei eleitoral etc e tal. Deve ter sido uma festa entre o Petismo do "já ganhei" daquelas.
Entretanto, já diz o ditado desse mesmo bloguista que, quem sai na frente chega primeiro. Concorrer tardiamente ou lançar um candidato à oposição petista é uma logística da qual compete aos partidos de oposição repensar como se faz política. Pergunta-se aonde está o Partido dos Democratas neste contexto em que se destaca atualmente na qualidade de um dos alicerces políticos dos mais oposiocionistas ao governo Lula? Se querem saber a verdade, aparentemente calado.
Todos sabem que quem cala consente. Consente porque talvez esta não venha a ser a melhor hora para a indicação do seu candidato. Consente à festa petista por acreditar que seu candidato é imbatível em termos de caráter, personalidade e de lealdade para com o povo brasileiro. Mas quem seria esse candidato? E cala porquê talvez acredita na continuidade do atual governo. Ao que tudo indica o seu provável nome seria o próprio Marco Maciel.
Quanto ao Partido Socialista Democrático Brasileiro (PSDB), parece que tem no governador de São Paulo o seu maior nome. José Serra é um político experiente e muito sagaz. Quieto como um quati e pronto para lançar-se candidato na hora certa. Contudo, nada fez ainda ainda pela prole PSDBista. Age mineiramente, porém, na hora em que deveria agir como um legítimo corredor de Fórmula 1!
Cabe ressaltar então, neste momento político nacional questionamentos diversos e voltar-se para verificar um outro nome de um candidato bem sagaz e atualmente meio desgastado por ações a ele atribuidas: José Sarney (PMDB). Ex-Presidente da República numa hora difícil, mas atualmente presidente do Senado já com dois mandatos, sendo o último, certamente, o mais tumultuado de sua carreira política.
Avalia-se aqui única e tão somente os nomes mais cotáveis e que estão mais em foco na mídia. Compete a sabia legitimidade do eleitor brasileiro discernir dentre os que se lançarem à Presidência, qual o mais eficaz para resolver os atuais problemas nacionais.
Por enquanto, verifica-se que a ministra do gabinete civil da Presidência da República, Dilma Roussef, vai de multidão em multidão capinando votos. Utilizando ou não a máquina administrativa para fazer política, bem que poderá chegar na frente. Nesse caso, haja continuismo com trabalho.
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
Seguidores
Blog Archive
-
▼
2010
(58)
- ► 06/20 - 06/27 (1)
- ► 06/06 - 06/13 (2)
- ► 05/09 - 05/16 (3)
- ► 05/02 - 05/09 (4)
- ► 04/25 - 05/02 (2)
- ► 04/18 - 04/25 (2)
- ► 04/11 - 04/18 (3)
- ► 04/04 - 04/11 (5)
- ► 03/28 - 04/04 (1)
- ► 03/21 - 03/28 (3)
- ► 03/14 - 03/21 (5)
- ► 03/07 - 03/14 (6)
- ► 02/14 - 02/21 (3)
- ► 02/07 - 02/14 (3)
- ► 01/31 - 02/07 (3)
- ► 01/24 - 01/31 (4)
- ► 01/17 - 01/24 (5)
- ► 01/10 - 01/17 (1)
-
►
2009
(137)
- ► 12/27 - 01/03 (2)
- ► 12/20 - 12/27 (1)
- ► 12/13 - 12/20 (2)
- ► 12/06 - 12/13 (3)
- ► 11/29 - 12/06 (3)
- ► 11/22 - 11/29 (2)
- ► 11/08 - 11/15 (4)
- ► 11/01 - 11/08 (2)
- ► 10/25 - 11/01 (1)
- ► 10/18 - 10/25 (1)
- ► 10/11 - 10/18 (1)
- ► 09/27 - 10/04 (3)
- ► 09/20 - 09/27 (2)
- ► 09/13 - 09/20 (3)
- ► 09/06 - 09/13 (2)
- ► 08/23 - 08/30 (3)
- ► 08/16 - 08/23 (2)
- ► 08/09 - 08/16 (7)
- ► 08/02 - 08/09 (4)
- ► 07/26 - 08/02 (3)
- ► 07/19 - 07/26 (2)
- ► 07/12 - 07/19 (4)
- ► 07/05 - 07/12 (8)
- ► 06/28 - 07/05 (5)
- ► 06/21 - 06/28 (3)
- ► 06/14 - 06/21 (5)
- ► 05/31 - 06/07 (3)
- ► 05/24 - 05/31 (2)
- ► 05/17 - 05/24 (2)
- ► 05/10 - 05/17 (5)
- ► 05/03 - 05/10 (6)
- ► 04/12 - 04/19 (3)
- ► 04/05 - 04/12 (1)
- ► 03/29 - 04/05 (4)
- ► 03/22 - 03/29 (1)
- ► 03/15 - 03/22 (1)
- ► 03/08 - 03/15 (1)
- ► 03/01 - 03/08 (3)
- ► 02/22 - 03/01 (10)
- ► 02/15 - 02/22 (2)
- ► 02/08 - 02/15 (6)
- ► 02/01 - 02/08 (8)
- ► 01/25 - 02/01 (1)